terça-feira, agosto 08, 2006

Sobre o Tempo

Por muitas vezes quis voltar o tempo... Pra alcançar coisas que deixei inacabadas no caminho e até mesmo para fazer coisas que deveria ter feito e não fiz. Queria dedicar mais tempo à minha família; Tomar café com meu pai, almoçar com minha mãe e jantar com minha tia. Queria sentar numa roda e contar aos meus amigos e amigas todas as experiências que a escola da vida me ensinou, para que eles não caiam nos mesmos buracos que um dia caí. Queria tempo bastante pra rodar o mundo de ponta a ponta e conhecer um a um todos os lugares belos que ele pode me mostrar. Queria rir, gargalhar, beber e cantar num bar ouvindo o som do violão cercado de gente querida; Trocar idéias e comer tira gosto sem culpa, totalmente alheio ao colesterol. Queria ver o sol nascer em manhãs despidas de nuvens e na relva verde, com meu amor no colo, observá-lo pelo dia afora até que se esconda em um fim de tarde romântico. Queria ver o mundo em paz e em pé de igualdade, onde não haja overdose de fome e tanta violência cotidiana. Queria meu Brasil trocando a corrupção por trabalho, teoria por prática. Queria ver minha geração acreditar mais no amor e menos nas baladas. Queria ter estado mais perto de pessoas que já se foram e com elas ter tido a oportunidade de saber a vida de outra forma, pelos olhos delas. Queria a natureza diariamente - Sol, Terra, Mato, Mar e Lua - Sentir o sol e caminhar pela terra. Navegar no mar por tempos e tempos guiado apenas pela luz da lua e sem data de voltar. Queria me apaixonar diariamente pela mesma mulher e sentir com ela o sabor de cada prazer que o amor oferece. Queria ouvir todas as músicas que gosto, do samba de raiz ao jazz, sem preocupar com as horas, com o celular tocando e com os compromissos. Mas o tempo não permite tantos quereres, daí a importância de dar tempo ao tempo para que as coisas aconteçam na nossa vida. Acho que o tempo serve para juntar pensamentos avulsos na cachola e nos livrar de impulsos, para amenizar ou intensificar o nosso querer, para cuidar do coração, para aquecer, unir, trocar e separar as coisas, para fazer lembrar ou esquecer. É o tempo... Que nunca pára, que faz o ócio e a produção com a mesma roupa e que é muito democrático, pois dá a todos nós o mesmo dia, o mesmo espaço e as mesmas horas sem distinção de raça, classe social, religião, sexo e opção sexual. É curioso e interessante falar do tempo enquanto o próprio tempo passa. Escrevo, paro, tomo um café, acendo um cigarro, penso, volto e escrevo mais um pouco... O tempo passa... E tempo é sinônimo de equilíbrio, é planejar e seguir um caminho sem se tornar escravo do destino. É dedicar a cada tanto da vida - Amor, Trabalho, Família, Lazer, etc - o espaço certo e assim ter tempo para tudo, principalmente para aquilo que é saudável e faz bem à mente, ao corpo e ao coração. Estabelecer prioridades é fácil, difícil é seguir os horários e manter aceso na cabeça nossos verdadeiros objetivos de vida. Nos achamos donos do tempo, mas sabemos no fundo que o tempo é dono de si mesmo. Jamais existirão minutos, horas, dias, meses e anos iguais. "Tempo, tempo, tempo, mano velho... Tempo, tempo, tempo, mano velho... Vai, vai, vai, vai..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário