sexta-feira, outubro 06, 2006

MZ - MÁGOAS ZERADAS



De se magoar ninguém escapa. Seja quem for, do bem ou do mal, você se magoa.

Volta e meia nos decepcionamos com as pessoas, com o mundo e com o contexto da própria vida que levamos. Não sei se esperamos demais das pessoas ou se são elas que se dispõe a muito menos que nós. Enfim, não cabe medir, nenhum de nós está livre de se machucar, de se decepcionar ou de se perder entre um e outro caminho escolhido.

Esse é um ponto.

Mágoas são coletivas. Magoas são generalizadas. Isso mata aquela primeira sensação que temos, o sofrimento solitário. Não, não é só você que foi magoado. Em outros lugares, das mesmas e de outras maneiras, outras pessoas foram magoadas também. Sim, algumas mágoas são mais intensas e mais profundas, outras mais brandas, mas no geral machuca mesmo e tira noite de sono - e vai se arrastando com a gente pela vida inteira. Esse é o nosso erro. Esse é o nosso mal. Mania de questionar, de querer entender e alimentar o que devia ser esquecido há tempos.

Esse é outro ponto.

Eu sei, falar é fácil, difícil é deixar pra lá. Sempre carreguei minha bandeira de uma forma radical e vingativa. Pisou na bola? Pode esperar, seu troco está a caminho. Nunca fui de perdoar, nem de relevar atitudes... Talvez para me proteger de uma atitude pior no futuro, talvez por acreditar que essa face mais compreensiva e relevante não tem o devido valor. Mas e aí? Até onde é interessante essa troca de tiros? Até onde importa ser mocinho ou bandido? Até que ponto vale a pena descer da bondade e ser frio, falso e calculista com as pessoas? Admito, nunca deixei barato, nunca larguei pra lá, nunca entreguei ao tempo a solução de nada, mas venho descobrindo que essa minha postura não é tão positiva e bacana como eu imaginava. Estou aprendendo que é possível deixar as mágoas pelo caminho e simplesmente ignorar o mal. Que podemos sim perdoar as pessoas e que isso não significa anulação dos nossos valores. Que é melhor entregar as pessoas aos seus próprios destinos, pois no fim de tudo o que se colhe é mesmo o que se planta. Estou aprendendo que ser do bem é mesmo o que vale a pena, é meu sentido, é minha essência, é meu valor e que zerar as mágoas é fundamental para viver a felicidade.

Fiquem bem...
Beijos,
Deco.

13 comentários:

  1. anjo, a maturidade está cada dia mais próxima da gente agora...que bom isso né? E por mais que já tenhamos inúmeras vezes, nos "vingado" por aí, somos do bem! Nossa missão aqui, é muito mais que isso..é ensinar, transmitir, contagiar as pessoas de amor, um amor verdadeiro, que existe, mas que as pessoas não conseguem enxergar da nossa maneira..sou sua aliada nessa tarefa! Vamos continuar sempre assim tá? Te amo menino, beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você chegou a essa
    conclusão Deco!
    Perdoar é divino e mágoas só
    nos causam dor.
    Quando entendemos isso, passamos
    a viver muito melhor e com o
    coração mais leve...
    Parabéns pra você! Porque não é
    fácil chegar a esse ponto, a esse
    entendimento. Mas pessoas do bem como você, sempre chegam lá! rs...


    Ótimo fim de semana pra você Deco!
    E vê se não some, né?
    Me faz um bem danado te ler.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. o q vc disse está corretíssimo. mas será que tem como perdoar sem tornar insignificante para você a pessoa a quem vc está perdoando? Perdoar acaba com as mágoas. Mas será que deixar de lado uma pessoa da sua vida não seja triste do mesmo jeito que é a mágoa? Mas não pensemos nessas coisas, porque como todo mundo diz, perdoar é ter a alma leve e pronta para ser feliz.! será?

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Como vc demorou p/ atualizar!! Mas valeu à pena! Bela reflexão!! E acredito que vc esteja no caminho certo! Diferente de vc sempre fui de "deixar pra lá", de colocar uma pedra sobre o assunto, me afastar para fechar a ferida e depois voltar do zero, como se nada tivesse acontecido...
    Levo fama de otária, escuto sempre q ñ devo fazer assim, q as pessoas abusam da minha bondade...mas quer saber? Nada melhor que perdoar! É um alívio pra NOSSA alma! E é mto bom deitar com a cabeça n travesseiro com a consciência de que fizemos nossa parte...que somos do bem e pronto!!
    Boa sorte na sua caminhada, querido!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. "a melhor vingança é o perdão".
    mas meu conselho é ser sempre vc, independente de qualquer coisa, como vc mesmo já disse: "De se magoar ninguém escapa. Seja quem for, do bem ou do mal, você se magoa".
    fiquei feliz em ver o blog atualizado!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo, Xu!! Mesmo assim vale a pena ser do bem!
    Que bom que você atualizou o Trilhas. Estava morrendo de saudades de te ler.
    Vê se não demora muito, tá?
    Beijo no coração...

    "Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz."

    ResponderExcluir
  7. Vc realmente é muito sensivel.
    Cada vez que leio aqui te admiro mais.
    O perdão com certeza faz bem pra quem perdoa...Eu sempre deixo tudo pra lá, assim me sinto melhor...E esqueço mais rápido oque me fez sofrer.
    bom dia

    ResponderExcluir
  8. Oi Deco! Essa é a minha 1ª visita e comentário aqui, e gostei muito. Certamente voltarei mais vezes... Tbm concordo que "olho por olho, dente por dente" não é a solução para zerar nossas mágoas. Que bom que vc tem aprendido a ignorar o mal com o bem, essa é uma lição que eu tbm tenho aprendido. Beijos***

    ResponderExcluir
  9. É, Deco...
    confesso que fico na dúvida... costumo ser vingativa... tenho tentado não ser, mas tá difícil.
    Um dia a gente aprende.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. nunca fui vingativa, aliás já fui sim, mas se tem uma coisa que aprendi é que: se for injusto volta naturalmente, se for consequencia "toma filha da mãe", é a lei :) Deco, querido, sou uma grande fã sua.

    ResponderExcluir
  11. Ei to vindo aqui pela primeira vez,eu era como vc,não perdoava,vi que isso não me levava a nada,so me fazia mal,fui mudando aos poucos,to chegando la...rs.A frase do montenegro eu coloquei essa letra no meu blog,é linda.Gostei daqui,voltarei.Espero sua visita.boa semana.
    beijussssssss

    ResponderExcluir
  12. É isso mesmo. Pedir desculpas e liberar o perdão é muito mais compensador do que a vingança. Não cabe a nós julgar tal atitude de alguém e sim deixar que cada um colha conforme o que planta... Jamais alguém colhera flores se plantou espinhos, pode ter certeza. Comece a praticar o perdão, mas perdoe com o coração, aí você vera a diferença!

    Bom dia pra ti.

    ResponderExcluir
  13. o que eu estava procurando, obrigado

    ResponderExcluir