quinta-feira, março 13, 2008

A VOLTA DE QUEM NÃO FOI


“Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo. Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar. Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece. Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru. Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os “is” em detrimento de um redemoinho de emoções justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos. Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos. Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante. Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou nãoresponde quando lhe indagam sobre algo que sabe. Morre lentamente…" (Pablo Neruda)

A sua vida pode acabar daqui a um segundo. Por isso é tão importante que você, apesar de tudo, de qualquer situação, perda ou problema, lute todos os dias pela sua felicidade. Tudo bem, eu sei, minha afirmação é beeeeeem óbvia! Qualquer pessoa normal tem perfeita noção da fragilidade da vida e dos riscos, dos inúmeros riscos que corremos em nossos cotidianos malucos e alucinados. Qualquer pessoa normal, mesmo que não seja amante de nada radical, mesmo que não se aventure ou que não curta adrenalina, sabe que quem vive também pode, a qualquer momento, morrer. Mas saber é uma coisa, viver é outra muito diferente.

Depois de um grave acidente que me deixou em coma por 10 dias, posso dizer que a minha noção desse risco se aguçou muito. Posso também dizer, aliás, garantir, que é mesmo num estalo de dedo que a gente fica ou vai embora daqui. Eu poderia estar com minha perna esquerda amputada. Eu poderia ter ficado paraplégico. Eu poderia ter tido traumatismo craniano. Enfim, eu poderia ter uma infinidade incontável de seqüelas ou até mesmo, não estar mais aqui neste momento escrevendo. Mas para minha sorte, para minha felicidade e daqueles aos quais significo alguma coisa, alguém lá em cima, lá no alto do céu em meio a tantas orações, decidiu que não era minha hora. Apesar da cirurgia, de todas as dores, traumas e do afastamento completo da minha rotina, eu literalmente nasci de novo.

Aqui, agora, aos 53 dias da minha “nova vida”, digo que você descobre um mundo totalmente novo depois que passa perto de ir embora. As pessoas, as coisas, você mesmo. Tudo soa de um jeito diferente. Sentimentos. Essências. Conceitos. Idéias. Valores. Ideais. Experiências. Tudo se renova. Tudo se transforma. Então você se questiona pra caramba... Fica se perguntando um milhão de coisas... Reavaliando dia por dia, ano por ano, momento por momento de praticamente tudo que você já viveu. Aonde você acertou... Aonde você errou... O que realmente valeu à pena? Quem valeu realmente à pena? O que foram seus 30 anos de vida e o que será daqui para frente?

Difícil responder assim, no tapa. Mas é possível dizer que me orgulho muito da família que eu tenho. O carinho, a preocupação, a dedicação absoluta e o amor incondicional que eles sentem por mim é a coisa mais bonita que existe. Que sou grato (uma a uma) a todas as pessoas que já passaram pela minha vida - e a todas aquelas outras que nela ainda estão. Que acredito mesmo no amor, seja difícil, complicado, brega, doído ou o que for. Que sinto que a vida foi feita para viver a dois - e que se casar pode ficar fora moda o quanto o mundo quiser e ainda sim seguirei sonhando com isso todas as noites. Que o homem não é nada nem ninguém sem o trabalho. Que por mais que o mal persista, ser do bem é sempre a melhor opção, o melhor caminho, o melhor destino. Que o limite de cada coisa é algo a ser respeitado, assim como o corpo, a vida, a natureza, o coração e as outras pessoas. Que o dinheiro é menos, bem menos importante do que parece ser. E que tudo vem no tempo certo para cada um, mas é preciso fé, sabedoria e paciência.

Por fim, de carona com a pérola do Neruda que abre este texto, deixo... Não morram lentamente! Valorizem a vida, a família, os amigos e claro, os amores, os danados dos amores também. A vida pode ter lá seus precipícios, suas dificuldades, seus desafios e seus problemas, mas é boa e infinitamente bela se soubermos levá-la. Se estressem menos. Se desgastem menos. Reclamem menos. Trabalhem menos. Se irritem menos. Não vale a pena! O que se leva daqui é mesmo, sem tirar nem por, a vida que se leva.

Fiquem com Deus, esse papai do céu é o cara.
Beijos,
Deco.

20 comentários:

  1. Olá posso garantir que minha vida meu modo de ver a vida mudei pelo menos 40% depois de ler esse seu texto... muitas vezes fico pelo canto me lamentando das coisas... sem ao menos aproveitar tudo de bom q tenho...

    Muita sorte pra vc nessa sua “nova vida”

    beisjooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Lindo!...

    Qto tempo... Toda semana vinha aqui olhar e nada de atualizar... Agora sabemos o pq...
    Que nosso Deus te proteja sempre!!!

    Que a sua nova vida, lhe traga mtas alegrias e que nao nos abandone, seus textos sao demais!!!

    Bjao

    ResponderExcluir
  3. Oi Lindo!...

    Qto tempo... Toda semana vinha aqui olhar e nada de atualizar... Agora sabemos o pq...
    Que nosso Deus te proteja sempre!!!

    Que a sua nova vida, lhe traga mtas alegrias e que nao nos abandone, seus textos sao demais!!!

    Bjao

    ResponderExcluir
  4. Oi Lindo!...

    Qto tempo... Toda semana vinha aqui olhar e nada de atualizar... Agora sabemos o pq...
    Que nosso Deus te proteja sempre!!!

    Que a sua nova vida, lhe traga mtas alegrias e que nao nos abandone, seus textos sao demais!!!

    Bjao

    ResponderExcluir
  5. Nossa Deco...que bom que está tudo bem com você!
    Que bom que voltou!
    Texto ótimo como sempre, bom para refletir.


    Bom dia, um abraço e melhoras!

    ResponderExcluir
  6. Oi Deco,que susto hein mocinho?
    a vida é assim mesmo, de repente dá um susto, um balanço na gente, talvez para acordarmos, mudarmos o rumo, sei lá, algum propósito nisso tem sim...
    se cuida muito bem, viu!
    e volte renovado, inspirado, muito amado e querido para nos presentear com as suas lindas palavras...
    bjocas mil

    ResponderExcluir
  7. Deco espero que vc esteja bem meu filho!!! e que susto e muita saúde pra vc beijo bem grande!!

    ResponderExcluir
  8. Puxa, Deco, então foi por isso... Bem, o pior passou e, se você ficou, com certeza é porque naquele acidente havia alguma mensagem da vida para você. Pelo que aprendi, todo acidente diz que é hora de parar e mudar. Mudar alguma coisa. Mudar o que não está bom e que está indo contra os propósitos de sua alma. Pelo que escreveu, acho que descobriu. É isso aí! Dê mais importância para você, considere a si próprio a pessoa mais importante de sua vida. Ame-se primeiro. É a única forma de amar o próximoe por ele ser amado. Beijo grande e muita saúde pra você (de corpo e de alma)!

    ResponderExcluir
  9. E aí Deco, melhorou?
    Apareça menino! rs...



    Bom dia!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Venho regularmente ao seu blog pra poder ler textos bem escritos, com conteúdo e que com certeza se estão aqui é pra que vc possa passar uma mensagem inteligente pra um grande número de leitores fieis. Sou sua fã e isso não é mais novidade. Sua forma de pensar e de viver é um estímulo para que eu ainda acredite no ser humano...principalmente do sexo masculino. Vc é o que é, nem mais nem menos. Estava mesmo sentindo a sua falta, mas como todo excelente escritor, não se escreve por escrever e ás vzs nos falta inspiração ou simplesmente tempo...mas não foi isso que te tirou daqui por tanto tempo. Deco, se vc já era especial hoje com certeza vc é um ser iluminado. Vc passou por uma situação que não existem palavras que possa descrever com fidelidade o que vc sentiu e ainda esta sentindo...Como mãe imagino a dor que seus pais passaram...chega e me dar arrepios...mas Deus sabe que pessoas que nem vc são raras nesse mundo...e não poderia te levar agora e nem tão cedo...Vou agradecer a Ele eternamente por isso...Seja bem vindo...renovado...e cheio de vida...espero que esteja bem...e que cada dia fique ainda melhor...Inez

    ResponderExcluir
  11. Oi,Deco.Ha muito tenho acompanhado teu caminhar por essa trilha,mas sempre fiquei só lendo e te admirando nas sombras.Hoje pelo sábio texto de Nerudo e teu complemento á ele quero lhe desejar muita vida renovada. Na verdade pelo que pude ler teves mesmo um renascimento.Abraçe forte essa nova vida.Muita sorte e sonhos no teu caminho.
    Grande Abraço,
    Andréia Rodrigues*

    ResponderExcluir
  12. lindo esse texto...concordo!!! tem coisas que brigamos na vida e qd olhamos para trás vemos k não valeu a pena tb desgaste...viver a vida livremente e intensamente é o lance...

    ResponderExcluir
  13. Dizer o que à você deco!!teve um texto seu que me comoveu muito e esse é melhor ainda!!vc é um poeta maravilhoso e agora esta linkado no meu blog...entra la vc tbm

    ResponderExcluir
  14. Deco, que bom que esta tudo bem com vc. um grande beijo

    ResponderExcluir
  15. Deco querido!
    Que bom te ler de novo, te ver de novo!
    Uma linda vida pra ti, hoje mais do que ontem!

    ResponderExcluir
  16. am...saudadeeeee...beijos!

    ResponderExcluir
  17. lindo, lindo, lindo, eu estava precisando ler isso!!
    parabéns pelo texto e pela nova vida!! tdo de bom pra vc!

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Que lindo esse texto. Adorei e estou copiando seu link! Bjo.

    ResponderExcluir
  19. Nossa...que lição!
    Certas coisas nos acontecem pra mostrar essa dádiva de vida que possuímos e que devemos dar mais valor aos nossos "presentes".
    Melhoras pra vc!
    Toda sorte e bençãos nessa nova vida!

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Morre lentamente também, quem não escreve mais no blog e não visita as amigas...rs
    Tudo bem com você, Deco?


    Abraço!

    ResponderExcluir