quinta-feira, abril 08, 2010

Cuidado... Eclipse!


Imagine-se bela, charmosa e completa como a lua cheia. Fantasie que aquele núcleo caramelo, inspirador e romântico representa agora a sua vida... Uma espécie de casa que vai abrigar seu berço, suas qualidades e metas, seus valores, objetivos, conceitos, sonhos, experiências, erros e acertos, expectativas e decepções. Fantasie também que esse núcleo é envolto por um círculo, por uma espécie de redoma que te protege, te separa e principalmente, te diferencia de qualquer outro ser humano que habita esse planeta. Uma redoma que soa ironicamente como um divisor social, mas que na verdade é um filtro, um direcionador do que você irá ou não viver. É ela, essa redoma, quem vai ditar o que você vai acolher ou reprimir, quando e para quem irá se abrir ou se fechar - se irá se identificar absurdamente ou simplesmente não suportar as outras pessoas. É um muro redondo, uma legenda, um retrato, um espelho de você para o resto mundo. Um anel, que apesar de invisível, é o que nos torna indivíduos ao pé da letra. Sem ele, seriamos idiotamente iguais. Como algumas pessoas, idiotamente são.

Imaginou? Muito bem!

Então seja bem vindo ao seu mundo! Seja bem vindo à terra de você mesmo, ao palco principal do famoso e complexo eu - sobre o qual os analistas, psicólogos e terapeutas tanto discorrem. Um íntimo infinito e profundo, um mar de verdades que apenas você mesmo conhece. Um lugar despido de máscaras, mentirinhas e falsidades. Onde a verdade navega transparente, livre, limpa e pura - completamente despida de facetas e adaptações sociais. Um lugar único, singular, naturalmente criado e personalizado pela sua própria existência. Escrito, letra a letra, pela sua relação com tempo e com as pessoas, pela vivência de cada segundo, de cada minuto, de cada dia, de cada semana, de cada mês, de cada ano da sua vida. Onde a memória guardou cuidadosamente, todos os sim, os não e também os talvez já ditos e escutados pelos quatro cantos. Uma trilha marcada por todas as decisões, escolhas e direções que você mesmo escolheu seguir. Cama onde dorme a sua essência, a sua fé, a sua história e a sua maneira de amar que sim, é diferente de qualquer outra que você possa imaginar.

Um belo dia você conhece alguém especial. Um belo dia alguém especial consegue a façanha de passar pelo filtro, pelo anel, pela quase inexistente fresta da redoma que protege o seu mundo, sua intimidade, seu coração. Alguém que tem o melhor beijo, o melhor carinho, a melhor química da sua vida. Alguém que tem sonhos, valores e pensamentos idênticos aos seus. Alguém que enxerga o futuro, o horizonte, o amanhã da mesma forma com os mesmos olhos. Alguém que gosta dos mesmos pratos, das mesmas músicas, dos mesmos gêneros de filme... Alguém que tem as mesmas manias, o mesmo jeito de dormir e pra selar a perfeição em carne e osso, torce pelo mesmo time que você... Puta que Pariu! Você pensa com ares de ganhador da mega sena... Achei minha alma gêmea, meu clone, meu eu no outro sexo. Achei minha companheira, a tampa da panela, a metade da laranja, o amor da minha vida - até que a morte nos separe – e que a gente não morra nunca!

Bonito? Não, é lindo! É lindo quando o ser humano sonha acordado... É lindo quando ele se embriaga de fantasias e crenças tão inocentes e infantis quanto à existência do Papai Noel. Realmente é lindo o momento em que a paixão, o gostar, o amor ou qualquer outra espécie de manifestação afetiva nos traz a sensação – sempre utópica – de que fomos premiados, de que enfim encontramos a pessoa perfeita para construirmos uma relação perfeita. E que alem de perfeita, ela ainda dorme do nosso lado fazendo o melhor cafuné da vida - e nos dá um prazer desmedido – e se preocupa e cuida da gente como se fôssemos um bebê recém nascido.

Sim, queridas, fudeu!

É nesse caminho gentil e açucarado que o muro desce e escalda feito mel. É nessa leva que o anel se quebra como se fosse de plástico. Filtro? Que filtro! É nesse minuto que a redoma que nos cerca vira poeira – e quem não se cuida, vira poeira também. É nesse exato minuto que, de forma inconsciente, nossa personalidade perde a noção da realidade, do amor próprio e da burrice... Sim, é nessa levada que trocamos o ser pelo sentir... E o mundo fica multicolorido numa fração de segundos... O sorriso largo se cola no seu rosto e problema, cansaço e preguiça se tornam palavras que não existem no seu dicionário. O mel, o glacê e qualquer outro elemento doce que você possa imaginar adoçaram seus olhos, sua vida, seu peito e seu planeta carente de afago. Agora, você freqüenta o bar que mais odeia e faz sorridente como um palhaço, todos os programas que você nunca gostou de fazer. Agora, você enxerga a pior cena, o almoço mais chato como se fosse um sorvete, um suspiro ou uma barra interminável do seu chocolate preferido. E você desenha corações no espelho embaçado do banheiro... E você canta músicas românticas, dança e cria performances inacreditavelmente bregas enquanto toma banho... Você vê tudo em vermelho, tudo colorido e bonito, mas está cego... Você vê tudo, mas não se vê... Você morreu, se anulou achando que era amor e nem sentiu, não foi assim?

Seguindo a metáfora, que eu tanto gosto de usar quando o assunto é relacionamento... Não se iludam! O que é bonito no céu e uma pintura no universo, aqui embaixo é a morte escrita, seca e fatal. Não deixe um eclipse acontecer na sua vida! Acredite no amor, no romance e em toda doçura que eles trazem, mas pelo amor de Deus, não se anule! Não abandone seus amigos e amigas. Não ignore seus conceitos, pensamentos e valores para manter qualquer relação. Preserve sua essência, sua personalidade e sua individualidade. Não deixe de existir e muito menos de ser quem você é para estar com alguém que você pensa que ama... Anulação não é amor! Anote isso aí... Anulação é um comportamento sufocante, doentio e completamente insustentável... Mesmo as pessoas mais frágeis, que tendem a se anular com mais freqüência, cedo ou tarde, se mostram... E nessa hora, posso garantir que a sensação não é das melhores. Será que você amou um fantasma ou foi um fantasma que te amou? Tanto faz... O fato é que quem te amou não existe e reciprocamente, quem você amou também não.

Construa com quem você ama uma interseção, um encontro natural da sua vida com a vida dela, sem pressão, loucura ou ciúme doentio. Construa com quem você ama cumplicidade, encontro, amizade, respeito, sintonia e afinidade. Construa com quem você ama uma relação de soma, de troca, de cuidado mútuo e carinho recíproco. Construa com que você ama a verdade, a tolerância e a saberia para que um aceite o outro como é. Ninguém precisa se anular para viver um grande amor. Ninguém precisa se isolar do mundo, se ilhar, se tornar refém da relação para ter alguém bacana ao seu lado. Nada disso é sadio! Nada disso é amor!

Acho que mais do que idealizar e ficar se apaixonando loucamente pelas idealizações, precisamos exigir menos, sonhar menos e enxergar as pessoas como elas são, sabe? Fico observando a nossa geração, o nível de exigência e de futilidade das pessoas. Leio os emails angustiados que recebo diariamente e sinto que falta fé, atitude e disposição nas pessoas. Sinceramente? Eu não sei se esse amor para sempre que a gente tanto deseja viver e sentir vai acontecer nesses tempos... Não vejo isso rolando, nascendo, derramando pelas ruas e pelos lugares. Eu não sei e não vejo, mas acredito e tenho certeza de que amor assim, para a vida toda como sonhamos, só floresce com verdade, entrega e pureza. Entre gente inteira, autêntica e imperfeita.

Fiquem bem.
Beijos,
Deco.


5 comentários:

  1. Caramba Deco... sem palavras. só lágrimas... Me tocou fundo, principalmente da parte que diz que "Um belo dia alguém especial consegue a façanha de passar pelo filtro, pelo anel, pela quase inexistente fresta da redoma que protege o seu mundo, sua intimidade, seu coração..." - Eu deixei que alguem transpusesse esse filtro e foi exatamente como descrito, mas infelizmente ele não soube aproveitar o bonde do amor que passava e preferiu me magoar...
    Sem palavras! Liz

    ResponderExcluir
  2. É...como sempre digo, e como as últimas palavras acima da Liz: sem palavras! Você sabe o quanto me identifico com suas ideias, pensamentos e sentimentos, não é?
    Confesso que ando mais fria sim, afinal, "são (foram) taaaaaantas emoções" que assim me deixaram!
    Mas, continuo daqui, acreditando que amor pefeito, almas gêmeas, verdade, transparência e que o amor da minha vida, existem! Só não sei onde...e se vai ser nesta vida que cruzarei e seguirei o mesmo caminho que ele! Mas vou continuar a percorrer o meu caminho acreditando, porque me faz bem e de certa forma, me alimenta.
    Amo muito você. Muitos beijos, "am"
    (ah, e que Papai do céu continue te abençoando e iluminando, pra escrever palavras tão enriquecedoras como são as suas, além de te levar muito, muito sucesso. Estou torcendo por você).

    ResponderExcluir
  3. Dé,

    Toda vez que venho aqui fico tão emocionada que não sei nem o que escrever direito. Acho que na verdade eu queria muito era ter esse homem que escreve com tamanha sensibilidade em carne e osso, bem pertinho de mim. Você parece fantasia. Você parece de mentira.

    E eu sei que existe e que é de verdade! Beijos

    ResponderExcluir
  4. bipolarideeeeeeeeeeeeeeeeee
    hehehehehe
    nem precido assinar...
    da mais recente descoberta como bipolar no mundo!
    E te dou uma dica, como seu Jorge já dizia: O mundo é tããããããããããããõ lindo!!!

    ResponderExcluir
  5. Putz Deco! O que é isso??rs...
    De onde sai tantas palavras certeiras menino?

    ResponderExcluir