quinta-feira, novembro 25, 2010

A HORA CERTA… E A TAL PESSOA CERTA


A vida leva e traz… Quem escapa? Entre a juventude e a fase adulta, momento em que passamos a nos interessar de forma mais madura pelo amor e pelas relações afetivas e efetivamente mergulhar no mundo do sentir, começa um vai e vem, um tradicional entra e sai de pessoas em nossas vidas e em nossos corações. Começa também, por conseqüência, um vínculo forte e profundo, um envolvimento imediato de nossas famílias e amigos com essas mesmas pessoas. E então nosso universo particular, nosso próprio mundo, torna-se um espectador afetivo de nós mesmos… Um espectador que logo mais entre nossas idas e vindas, sucessos e insucessos amorosos, vai se preocupar, nos cobrar, questionar e dar conselhos de toda sorte.


Tudo bem? Tudo ótimo! Nada é mais óbvio, natural e comum do que as pessoas que nos amam se preocuparem com a gente, não é mesmo? É normal e igualmente bem intencionado, que pessoas com mais experiência e sabedoria ou que já viveram situações parecidas ao longo da vida, tentem nos orientar, nos confortar e nos mostrar o caminho que entendem ser melhor e mais feliz pra gente num momento de fragilidade. O que não rola de escutar é que aquela pessoa era ótima e que era impossível dar errado. O que incomoda é quando pessoas que meramente cercavam a relação, baseadas em pré-conceitos que existem apenas em suas cabeças, comecem a tentar te obrigar a pensar como elas, a enxergar sua parceira da mesma forma que elas enxergam. Quem está de fora enxerga melhor, mas não vive o que você viveu. O que não desce legal é ouvir de maneira super tendenciosa, que você é um bom partido e não podia (em tom de regra) estar solteiro numa cidade com tantas "mulheres" lindas. O que é difícil escutar e digerir é uma convenção social, um discurso conformista que reza: Na hora certa, aparece a pessoa certa.


Hora certa? Pessoa certa? Historinha… A vida não é exata nem certinha… Hora. Lugar. Momento. Pura bobagem… Ninguém escolhe onde, quando ou como vai conquistar ou ser conquistado por alguém. Ninguém é verdadeiramente certo ou errado pra ninguém. Somos donos de nossos atos, de nossas escolhas e opções, não da bola de cristal. Amor não tem receita de bolo e o conceito de certo e errado é relativo, depende da cabeça, do berço e dos sonhos que temos - e também das sementes que plantamos por onde passamos. Ainda que convenções existam, e insistam, e permaneçam, a verdade absoluta vai seguir livre, limpa e viva na liberdade de cada um de nós.


A verdade? A minha verdade é que não existe hora e tampouco pessoa certa na nossa vida. Existe a nossa interação com a vida que acontece e se edifica diariamente pelos nossos gestos, pensamentos e atitudes. Existe errar e consequentemente aprender, amadurecer, evoluir - e existe a persistência de insistir nos mesmos erros. Existe estar afim - e existe não estar afim. Existe dar certo - e existe não dar certo. Existe querer construir uma relação bacana com uma só pessoa e existe também querer construir toda sorte de relações passageiras com várias pessoas. Existe amar e existe fingir que ama. Existe quem sempre segue a razão, que curte andar com os pés fincados no chão - e existe quem ousa, quem se entrega ao sentir se permitindo voar. Existe a sinceridade e existe o jogo. Existe o bem e existe o mal… Sempre vai existir! Existo eu, existem vocês e em cada existir, existe a nossa liberdade, o nosso conjunto humano - corpo, cabeça e coração - dizendo qual caminho será trilhado. E mora nesse caminho a raiz de nossos frutos, a razão do nosso amor.


Está cada vez mais difícil, mais raro e mais fora de moda? Mentira! Está e sempre estará ao nosso alcance. Depende de foco, maturidade e química. Depende da vontade, sempre opcional, de ser singular ou plural… De trocar o eu, individual e egocêntrico, pelo nosso - e construir.


p.s: Antes que eu me esqueça, Boas Festas e um Feliz 2011! Dificilmente, como a freqüência pequena deixa claro, terei tempo de voltar aqui esse ano. Desejo mesmo, de coração, tudo de melhor para cada pessoa que escreve comigo essa trilha. Valorizo demais esse ir e vir, essa troca, essa entrega recíproca e evidente em cada texto aqui publicado. Vocês são demais!


Fiquem com Deus.

Beijos,

Deco.

7 comentários:

  1. Oi, Deco! Quanto tempo não lia nada, nem livro tenho lido ultimamente... blog, abandonei todos inclusive o meu. Reparou, né?!
    Aí vi seu comentário no tuiter e vim aqui ler um cado.
    Lembrei da Gretchen no 14 casamento dizendo que agora é pra sempre. kkk
    Não percamos a fé jamais, meu caro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi! Adoro os teus textos e preciiiso te falar uma coisa. Eu concordo que é muito difícil as pessoas enxergarem o amor de uma maneira sincera e não tão "volátil" como se tem visto por aí. E é por essa razão que quando leio os teus textos e leio os da Brena Braz eu penso que se existe realmente "alma gêmea", não sei se vocês sabem, mas têm grande propensão a serem vocês dois. Os textos de vocês se completam e eu fico imaginando como seria legal ver vocês dois juntos. Tá, eu posso estar divagando, mas não tem como não pensar.
    Beijos, adoro vocês dois!

    ResponderExcluir
  3. As pessoas tentam conseguir a felicidade e conservá-la. Acreditam que a felicidade será obtida e mantida quando encontrarem a "pessoa certa". Assim, cria-se a ilusão de que o amor é o caminho para encontrar a felicidade como sinônimo de plenitude. Essas pessoas quando se deparam com a realidade desistem da relação diante das primeiras dificuldades. Fantasias, sonhos são importantes sim, fazem parte. Contudo, quando você fantasia sobre uma pessoa ideal e depara-se com alguém confronta-se com a realidade onde as pessoas não são tão perfeitas, perdendo assim sua idealidade. Muitos alimentam os desencontros que os colocam em busca de novos encontros, afim de manter o outro longe para lidar com a fantasia escondendo a realidade. Buscam tanto a pessoa certa que quando aparece alguém em sua vida, com certeza não seria essa pessoa mesmo seu grande amor. Outros recusam oportunidades de conhecer alguém porque se a pessoa certa aparecer vão ter que parar de se preparar para o tão sonhado futuro. Há também os que dizem que querem encontrar o amor, mas não desejam mudanças, temem o passo no desconhecido, são aqueles que precisam de garantias. O que as pessoas querem é a utopia romântica do felizes para sempre de forma definitiva quando o melhor final deveria começar com uma vírgula e não um ponto, uma história que continua. O amor só dura porque sabe lidar com a realidade; o amor não é o fácil. Amar é um ato de coragem. Na vida e no amor não existem garantias, nem prazo de validade. O amor não é um contrato e não vem pronto. É caminhar, construir o caminho juntos passo a passo. Amor é construído, todos os dias, diante dos defeitos e qualidades, dificuldades e alegrias... Acho que a "pessoa certa", a "hora certa" é quando você escolhe e é escolhido, o amor é "entre" os dois... um enxerga a singularidade do outro, há reciprocidade, troca, um afetar e ser afetado pelo outro. Quando existe amor há alteridade, não pedimos ao outro que ele renuncie a ser o que ele é, ou que não mude. Amor é crescer juntos afinal, não existe pessoa "pronta". É felicidade dá trabalho,desequilibra, não é bem que se mereça! A vida com certeza pode ser melhor que o sonho quando deixamos ela fluir sem um roteiro pré determinado, quando a reinventamos a dois todos os dias. Beijos, Dani.

    ResponderExcluir
  4. Você pode pensar que não, mas estou sempre aqui! Os anos se passam e você continua o mesmo Deco de sempre, com o mesmo amor de sempre. Sei que suas palavras continuarão puras, sinceras, singelas, e suas dores e anseios serão os mesmos. Você é o Deco. :)

    Espero que seu próximo ano seja muito feliz. E que você esteja mais e mais aqui, trazendo mais e mais textos assim, pra que eu tenha sempre mais certeza de que não me enganei nenhum pouco quando te descrevi.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Deco, mais uma vez um texto lindo. A cada linha lida uma constatação do que todos nós vivemos. Sempre me comovo qdo leio seus textos, vejo nas entrelinhas um cara do bem, com um coração e uma sinceridade que poucos possuem.
    Acredito que gente pode viver uma vida inteira sem conhecer a "pessoa certa", mas não podemos viver nenhum minuto sem buscar a felicidade. bjs no coração, Cynthia

    ResponderExcluir
  6. ' é Deco, não existe mesmo hora e nem pessoa certa. essa história de ficar esperando que o destino se encarregue de nos fazer feliz nunca me convenceu. obrigada por mais um ótimo texto.

    ResponderExcluir
  7. Oi Deco,

    Simplesmente ADOREI seu Blog... este texto em especial...
    Como hj em dia o amor está "fora de moda"... acho que sou "fora de moda" minha vida inteira... estou sempre "fora de moda" então... hahaha... Sou a moda antiga ainda...
    Parabéns pelas sábias e muito bem colocadas palavras!
    =)
    Bjo

    Simone Sá

    ResponderExcluir