terça-feira, agosto 08, 2006

JANEIRO DE 2005

sexta-feira, 28 de janeiro de 2005

Amor sim, prisão não!

Como vocês sabem, não sou de publicar textos de terceiros por aqui, mas hoje vou abrir uma exceção... Recebi esse texto de uma pessoa muito querida, achei perfeito e decidi trazê-lo pra cá. Valeu Fê! Conta uma lenda dos índios sioux que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram: Nós nos amamos e vamos nos casar. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta ficar sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outro até a morte. Há algo que possamos fazer? E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse: Há uma coisa a fazer, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada. Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte da aldeia apenas com uma rede, caçar o falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono; lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com uma rede deverás apanhá-la, trazendo-a para mim viva! Os jovens abraçaram-se com ternura e logo partiram para cumprir a missão No dia estabelecido, na frente da tenda do feiticeiro, os dois esperavam com as aves. O velho tirou-as dos sacos e constatou que eram verdadeiramente formosos exemplares dos animais que ele tinha pedido. * E agora, o que faremos? Os jovens perguntaram. * Peguem as aves e amarrem uma à outra pelos pés com essas fitas de couro. Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres. Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela impossibilidade do vôo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar. Então o velho disse: Jamais esqueçam o que estão vendo, esse é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados. Libere a pessoa que você ama para ela possa voar com as próprias asas. Essa é uma verdade no casamento e também nas relações familiares, de amizade e profissionais. Respeite o direito das pessoas de voar rumo ao sonho delas. A lição principal é saber que somente as pessoas livres serão capazes de amá-lo como você quer e merece. Respeite também as suas vontades e voe em direção às realizações da sua vida. Tenho certeza de que, ao ser livre, você encontrará pessoas felizes que adorarão voar ao seu lado. *: Extraído do livro O Poder da Solução de ROBERTO SHINYASHIKI :O amor e a liberdade devem caminhar juntos dentro das nossas relações. O fato de amarmos alguém não nos dá o direito de ?roubar? a individualidade dessa pessoa. Precisamos ser livres ainda que compromissados, isso faz parte da nossa natureza. Ninguém é dono de ninguém, certo? Acho que de submissão basta a que vivemos na infância, quando éramos obrigados a obedecer nossos pais. Liberdade sempre e para todos. Fiquem bem... Na paz, no amor e em tudo de melhor que a vida oferece. Beijos, Deco.

Por Deco 09:48:20 Diz aí o que você pensa (15).

quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

Ciclo & Reciclo

Quando um amor que durou anos e anos se vai, ficamos perdidos... Da noite para o dia, aquela sensação perfeita que só amor sabe nos fazer sentir, dá lugar a um buraco que abriga mágoas, dor e sofrimento. Passamos a nos sentir incompletos e imperfeitos como se faltasse alguma coisa essencial para nossa vida. E na verdade, falta mesmo. O amor é o oxigênio do coração... Mergulhamos nas lembranças dos momentos que passamos juntos, nas viagens, nos sonhos e em tudo mais que prometemos mutuamente. Olhamos para o teto, para os lados e enfiamos a cabeça no trabalho para a vida não parar, mas não adianta, nada nos faz esquecer o que estamos sentindo. A dor de perder um amor é forte e só quem amou de verdade conhece... É tão grande, que nos faz pensar numa seqüência infinita de nunca mais... ?Nunca mais vou amar tanto uma pessoa, nunca mais vou encontrar alguém que me faça tão feliz, que tenha um beijo tão perfeito, um sexo tão gostoso e que já conheça, um a um, todos os meus sonhos, desejos e aspirações na vida?. O amor nos deixa intimamente mal acostumados. A síndrome do nunca mais se agrava quando num impulso de alegria nos entregamos às baladas... Pode beijar muito e muitas, conhecer 500.000 pessoas e ser presença certa em todas as festas e eventos que existirem na sua cidade... Ao fim de cada noite o destino é fatal, seu travesseiro te espera para uma conversa franca que desfaz em dois segundos toda aquela diversão efêmera. Ali na sua cama, fazendo um balanço da noite, tudo que você queria era ter o amor da sua vida dormindo ao seu lado. Você trocaria qualquer pessoa, qualquer programa e qualquer festa concorrida por um simples ?Boa Noite? do seu amor. Mas fazer o quê, então? Entrar em parafuso? Ser protagonista de cenas infantis numa tentativa desesperada de reconquistá-la? Trancar-se em casa e fechar-se para tudo e para todos? Ou fazer de conta que não ama mais? Não, não, nada disso... Jogue fora toda e qualquer fórmula do esquecimento. Você pode não ser frio e forte o bastante, mas você não morreu, certo? Então é hora de parar um pouco, porque nada que você fizer e nada que alguém disser vai mudar seu sofrimento, aliás, algumas atitudes só vão piorar o que você está sentindo. Por isso é preciso parar e dar tempo ao tempo para que as coisas se ajeitem dentro da gente... O sofrimento é um sentimento que deve ser vivido para ser diluído, não estimado... Não adianta afogar as mágoas num copo de whisky, nem tentar suprir o seu amor como uma estranha qualquer... O amor gosta de casa limpa, concordam? É preciso deixar aquela deprê que mescla dor com saudade, ir embora para longe. E aí sim, depois de um certo tempo, com coração livre do passado, recomeçar. Acreditem! Um dia desses o amor volta e invade o peito sem pedir licença, nesta hora descobrimos que a síndrome do ?nunca mais? é digna de um hospício... Sai pra lá passado! Podemos sim amar de novo, sempre e mais do que amamos antes. Muito amor para vocês... Fiquem bem... Beijos, Deco.

Por Deco 11:42:41 Diz aí o que você pensa (17).

sábado, 15 de janeiro de 2005

Eu gosto é de quem me AMA

Parece coisa de gente louca e masoquista, mas é o que mais acontece por aí... A gente vive dando importância para as pessoas que não estão nem aí pra gente - Ai, ai, ai, toquei na ferida, não é? Eu sei que sim, porque todos nós, alguma vez na vida, já amamos ou nos apaixonamos por alguém que, por convenção, chamamos de ?pessoa errada? (Leia: Pessoa que não te dá bola ou em casos mais graves, que mal sabe da sua existência). Fiiiuuuiiiuuu !!! Ei !!! Ô rapaz !!! Você aí em cima !!! Isso!!! Você mesmo !!! Chega aí, Freud !!! Solta a idéia, meu irmão !!! Diz aí o que a psicanálise do mestre pensa de uma parada dessas? Freud? Freuud?? Freuuuuud??? Volta aqui, não corre não amigo, foi só uma pergunta... Bom, vamos sem Freud mesmo. Acho que o começo de tudo isso é a falta de amor próprio, afinal, uma pessoa que se ama e se valoriza dificilmente fica sofrendo por alguém que mal dá importância ao seu sentimento. Eu me amo demais! Logo, pode vir, mas venha se você me quiser muito, se você me valorizar do jeitinho que eu gosto e me aceitar assim como eu sou, do contrário, dá linha, tchau, desaparece da minha frente! Outra questão que já citei aqui no Trilhas e que também tem relação com essa importância que damos às pessoas erradas, é nossa interminável atração por coisas impossíveis... Você pode ter ?a pessoa? do seu lado, daquela forma que você sempre pediu a Deus, que ainda sim vai achar um defeito, arrumar um problema que justifique seu desejo por outra... E outra... E outra... Que pode ser um pouco mais gostosa, ter um pouco mais de charme ou um sorriso irresistível, mas que não te ama. Existe um defeito maior do que esse? Deve existir, porque isso parece não importar, não é mesmo? Não importa se ela ou ele não te quer, não te ama e tampouco se você tem alguém bacana ao seu lado. Ser insatisfeito está na moda meus queridos... E é essa insatisfação que costuma nos deixar deprimidos, inseguros e descrentes do amor. Já disse pra vocês que gosto das coisas simples e isso vale também para as relações... Parem de perder tempo sonhando com a pessoa perfeita, isso é utopia, ninguém é perfeito. Eu até compreendo nossa dificuldade para relacionamentos, relação à dois não é fácil mesmo, mas gostar de quem não gosta da gente, é masoquismo puro! Acho que o amor foi feito para ser recíproco e para ser vivido com parceria, cumplicidade, dualidade, tesão e desejo. O resto é costume, rotina, muleta emocional. Infelizmente, a sabedoria só vem com o tempo... Tem que viver pra entender, sofrer pra aprender e só então seguir... Maduros, começamos a descobrir que a beleza da vida está presente nas coisas simples e possíveis. Passamos então a valorizar as pessoas certas, que somam para nossa vida e que querem nosso bem e a nossa felicidade acima de tudo. Assim, vamos nos cercando duma espécie de ?pouco muito? ? Pouca gente e muito conteúdo ? Acho isso bem especial. Busquem a simplicidade para suas vidas, pois é muito bom viver tranqüilo e cheio de paz... Com amor e harmonia habitando o coração. Uma bela semana pra todos... Beijos, Deco.

Por Deco 11:11:45 Diz aí o que você pensa (22).

quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Sem segredos...

E aí pessoas do bem, como vocês estão? Aqui estou para novas palavras... Estive ausente por algum tempo, eu sei, é que o ano começou m.e.g.a movimentado aqui na empresa... Ainda bem! Porque o trabalho é a maior prioridade da minha vida neste momento. Quero aproveitar a ?deixa? para esclarecer algumas questões... Recebi alguns e-mails queixando a falta de textos novos, respostas a e-mails e outras coisas do gênero (msn, visitas a blogs e etc). Por favor, não façam isso! Sem pressão, Ok? Eu poderia muito bem postar letras de música, mensagens inúteis ou textos de outras pessoas como muita gente faz por aí, mas essa não é a cara do Trilhas da Vida. Não quero colocar qualquer coisa aqui só pra dizer: Postei! Escrever não é uma obrigação cotidiana, gosto de postar inspirado e cheio de idéias novas para trocar com vocês... Do contrário isso aqui perde o sentido, concordam? É claro, que a todo instante acontecem coisas novas na minha vida, mas nem tudo tem haver com esse espaço. Além disso, na maioria das vezes, o que falta é tempo pra sentar e escrever. Estive pensando e decidi que não vou postar em ciclos de quatro dias, data marcada ou coisa parecida... Não quero mecanizar o Trilhas. A palavra chave em 2005 é: Liberdade Incondicional. Assim, novos textos surgirão na medida do possível ? Às vezes diariamente, às vezes com intervalos maiores, tudo vai depender da minha cabeça, do meu coração e é claro, da minha disponibilidade. Por partes, gostaria de pedir desculpas aos blogs que eu não visitei ou que visitei e não comentei... Aos amigos do MSN que aparecem quando estou online e não obtém uma resposta imediata ? Minha internet é a cabo, fico online o dia inteiro, mas isto não significa que estou desocupado, vou me esforçar para lembrar de mudar meu status quando estiver ocupado, ok? E por fim, deixo um recado para aqueles que me enviaram e-mails... Podem esperar, minha resposta tarda, mas não falha. Espero poder contar com vocês... Entrem, leiam e se manifestem sempre que quiserem, esse espaço é nosso e a participação de cada um é muito especial. Fiquem com Deus e na paz... Beijos, Deco.

Por Deco 13:10:53 Diz aí o que você pensa (7).

segunda-feira, 3 de janeiro de 2005

Contra o tempo e a favor da felicidade

Quando somos jovens, nos julgamos imortais... Não damos a mínima pro dia seguinte, pro futuro e para nossas obrigações. Responsabilidade, limites, respeito, afazeres... O que é isso??? Com raras exceções, na infância, na adolescência e na juventude, queremos mesmo é quebrar todas as regras, ultrapassar os limites e rasgar o proibido só pra ver onde é que dá... Lembro bem da minha adolescência, das bagunças, do breve envolvimento com as drogas, dos pegas e das confusões em plena madrugada... Aos 16 anos, andava a 190km/h como um louco, sem a menor noção do risco, do limite e das conseqüências que um erro poderia gerar. Eu poderia não estar mais aqui, ou pior, poderia ter matado pessoas inocentes num acidente qualquer... Mas felizmente Deus não quis assim e eu segui durante outros anos, desafiando meu anjo da guarda, acelerando como se o erro fosse impossível, intangível, impraticável. Cito os pegas porque eles foram o lado mais punk da minha personalidade quando jovem, poderia falar das quebradeiras, das brigas e de outras coisas mais... Experiências das quais eu não me arrependo, porque tive a sorte de ter outras chances, de aprender com meus erros e ileso prosseguir... Quando somos jovens o tempo corre a nosso favor... Na fase adulta tudo se torna bem diferente, essa ?imunidade? juvenil desaparece feito fumaça e cada erro tem um preço que pagamos, querendo ou não. Já não é possível dormir depois do almoço, nem fazer de conta que não é com a gente. Perto dos 30, nos damos conta da urgência das coisas... A vida está aí meu amigo e temos que vencê-la. Vejo-me então na constante obrigação de estar um passo à frente de tudo... Vivo preocupado com o futuro e com os problemas que, diariamente, tenho que resolver. Coisas da vida, parte da mescla de sucesso que o capitalismo propõe - Trabalhar, ganhar dinheiro, pagar as contas, crescer, conquistar e ainda ter tempo para namorada e para família, um almoço, um churrasco, um encontro semanal que seja. Corro contra o tempo 24 horas por dia e vivo sem tempo para fazer as coisas... Problemas de planejamento? É, talvez eu seja um péssimo planejador do tempo, mas a verdade é que a vida hoje não é fácil... Concordam? Aos semi 30, é preciso direção, rumo, caminho, é preciso ser alguém e esse é o ?peso? que carregamos dia após dia até envelhecermos. Talvez, tudo isso seja bobagem, talvez não precisemos correr tanto... Conheço pessoas que não se ligam muito nisso, mas que também vivem com menos, do jeito que dá... São mais felizes? Vivem mais? Não sei... Acho que é uma questão de opção... Cada um é de um jeito e sabe bem o que quer para si... Somos donos da semente, do local de plantio, do cuidado e é claro, da colheita. Importa agora, que um novo ano chegou para todos nós... Cabe a cada um sua revisão geral dentro da cachola... Rever conceitos, apagar mágoas, traçar planos, metas, objetivos e acreditar que tudo, absolutamente tudo será melhor do que foi um dia. É hora de começar de novo, do zero se preciso, aproveitar o espírito de renovação e renovar geral, sem medo de ser feliz... Espero que esse ano comece derramando paz, amor e sossego na nossa vida... Com menos seqüestros, homens bomba, assaltos e tiroteios... Menos preconceitos, menos guerra e mais gentileza. Menos matéria, menos social e mais amor. Menos violência, menos fome e menos destruição da natureza, que no fim de 2004 acabou se rebelando contra tantas agressões... Enfim, que 2005 seja um ano de menos conceitos e mais atitudes, menos egoísmo e mais grandiosidade no planeta terra, o ninho de todos nós. Desejo de coração, sorte, sucesso, paz, saúde e muito amor na vida de vocês. Hoje é o start de um novo tempo nas nossas vidas, um tempo melhor e mais feliz, eu acredito, só depende de nós... Sigam com fé... Beijos, Deco.

Por Deco 10:40:21 Diz aí o que você pensa (9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário