quarta-feira, novembro 22, 2006

O QUE FIZERAM COM A GENTE?



Vivemos num tempo em que muitas coisas deixaram de existir. A máquina de escrever, o vídeo cassete, o toca fitas e mais um sem número de coisas, invenções e objetos foram aposentados. Tudo bem até então, mas evoluir apenas naquilo que usamos, o que é matéria pura e simples, não foi o bastante. Essa onda moderninha invadiu nossa vida de forma estúpida e avassaladora, atropelando sentimentos, ignorando a emoção. Não se importando se é coração, se é amor ou televisão. O negócio é evolução, praticidade urgente.

Nós acatamos. Fomos precursores, parte integrante dessa castração sentimental e aceitamos, deixamos rolar numa boa. Ninguém se preocupou aonde isso ia acabar. Ninguém parou e disse: Não é assim, é muito fútil, não pode funcionar. Cegos e embalados no êxtase natural de toda e qualquer novidade, nos lambuzamos de liberdade afetiva, gostamos e não paramos mais... Avulsos, descartáveis, na base do fica-fica, todos ficaram... Com uma, com outras e por fim, sem ninguém. Agenda cheia, coração vazio. Quantidade mil, qualidade zero. Beijos avulsos, olhares falsos, sexo convencional e um resultado ácido. Todos, muitos e ninguém, num único pacote.

A conta chegou e é cara, semi-impagável eu diria. Tem muita gente queimando a boa para pagar o analista, tem muita gente louca para sair desse parafuso sentimental. Mas não precisa ser analista para concluir algo tão óbvio... Nós nos perdemos de nós mesmos, essa é a verdade. Na integra, na real. Não adianta posar de descolada, não adianta falsear esse sorriso pra inglês ver, que não cola. Não há ninguém de carne e osso que não sinta isso na pele. Não há ninguém com o mínimo de maturidade, que nunca se deprimiu madrugada afora. Que nunca tenha se olhado no espelho e pensado: Porra! Que mundo é esse? Que pessoas são essas?

Estou cansado de meias vontades, meias respostas, meias palavras, meias certezas, meias pessoas. Cansado de meia razão e nenhuma emoção. Cansado dessa gente podre e dessa sociedade chula. Não quero certeza alguma, eu nasci para voar na contra mão dessa onda furada. Eu nasci pra insistir, pra persistir, pra sentir até não caber mais.

Continuo querendo saber que sentimos o mesmo sem dizer uma só palavra. Continuo acreditando em cheiros, beijos e sabores. Continuo desejando verdades inteiras, pessoas inteiras e emoções do tamanho do mundo. Continuo tentando dizer de forma simples e sem qualquer poesia que mesmo com emails e hotmails, mesmo com todas as evoluções, revoluções (e involuções). Que mesmo sendo careta, fora de moda e marginal à modernidade, o amor é o melhor de nós.

Na paz, na melhor, fiquem bem.
Beijos,
Deco,

PS: O Trilhas da Vida ganhou uma comunidade no Orkut, quem quiser conferir, entrar, postar, enfim... Clica Aqui. Obrigado, Carla, pela homenagem. Você arrasou demais! Obrigado também a todas as pessoas que lá e aqui estão. Vocês são únicas, fofas, fundamentais, insubstituíveis! Eu arrepio aqui.

41 comentários:

  1. e eu continuo sendo sua fã nº 1, e concordando com cada letrinha do que vc diz...e como te contei sobre o cartão de Natal, ando com muita saudade do tempo em que só o "bicho-papão" nos assustava. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tbem ando cansado de muitas coisas,DECO. Tudo anda muito sem graça e,como vc bem disse,sem nenhuma emoção.
    Tristes tempos estes...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Deco, um texto perfeito!
    Hoje em dia evitamos no mostrar de verdade, nos escondemos até de nós mesmos, nos protegemos dos outros e tudo acaba assim na superficialidade. Vc nos fez pensar!
    Obrigada pela visita, volte mais, pq eu voltarei!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Tradução perfeita em palavras sobre esse mundo maluco que estamos vivendo......tb estou voando na contra mão,lutando contra ventos,turbilhões e tornados...mas eu não desisto,sou teimosa..rs
    bjossss pra vc...inspiração sempre!!!

    ResponderExcluir
  5. Comecei o IP comentando exatamente sobre isso; o mundo está de pernas por ar; muitos valores foram perdidos. mas sempre há esperança. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Desculpe a demora em retribuir a sua visita, é q vc deixou um endereço q eu não estava localizando, consegui através do blog da minha amiga Micha.
    Excelente seu texto, as pessoas estão muito vazias, não dão valor a sentimentos por isso q os relacionamentos estão tão superficiais hoje em dia.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eii Deco , estou aqui encantada com a clareza e simplicidade que vc escreve e que me tocou muito.Sabe tenho algumas amigas solteiras que tem este mesmo discurso , na verda one iremos parar mesmo? Não sei...
    obrigada pelo convite e sempre q tiver novidades me chame adoro ler e sou curiosa. bjs e um bom dia!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Deco! Sou nova por aqui mas, já vou logo deixar um comentário! Eu adorei seu texto, acho que relata exatamente o que vivemos nesse mundo louco em que as pessoas vivem e nao se importam com ninguém, nem mesmo com elas mesmas. Eu tento ir na contra-mão também. Acredito no amor, dou amor, e vivo sem seguir esses padrões loucos de que eu tenho que fazer isso ou aquilo. Só quero beijar na boca quem eu gosto, quero viver, aproveitar a natureza, minha vida, a companhia dos amigos mas, a grande maioria só pensa em coisas superficiais.
    É uma pena.
    Bom saber que neste mundo ainda existem pessoas assim como vc!
    super beijo!
    Grazi

    ResponderExcluir
  9. Você tem mesmo esse dom de arrancar as verdades de dentro da gente e colocar nos seus textos.
    Nossos textos falam das mesmas coisas que incomodam a gente... as meias-verdades, as pessoas pela metade. O mundo anda meio assim mesmo. Eu acho que continuo inteira... mas vai ver nem metade eu sou.
    Não to a pessoa mais indicada pra comentar esse assunto hoje não... snif
    Beijosss

    ResponderExcluir
  10. Olá Deco.....

    Basta a gente continuar a ser gente.....eu sou assim....ainda sou emoção....ainda gosto de riso....
    Rss...
    Bjs....

    ResponderExcluir
  11. O ser humano é um animal que ainda não se tocou que sabe raciocinar. Por isso é a besta que é. Tem uma tecnologia nova que pode melhorar a vida e o que ele faz? Usa pra destruir ? a si e aos outros. ?Amigos? de anos, de repente deixam de te ligar e passam apenas a mandar um scrap, inclusive no aniversário. Eu não posso nem dizer que cansei disso, acho que já nasci cansada. Sempre fui a estranha. Já até me chamaram de delinqüente hahaha. Tudo por conta de sair do caminho das ovelhas. Não quero fazer parte delas.

    Quanto a parada nojenta do meu post rs, estou com a receita em mãos pra assustar as criancinhas hahaha

    Bjosss

    ResponderExcluir
  12. Deco, o mundo continua como sempre foi, só mudaram os passageiros. Passageiros mesmo e por isso muita gente não se esforça.
    Não estava conseguindo entrar aqui. Acho que estava com link do weblogger, pode?
    De tanto tentar acabei pegando o link em outro blogue e caiu no blogspot. Você era do terra?
    Beijus

    ResponderExcluir
  13. Eu quero a sorte de um amor tranquilo, feito de fruta mordida....Cazuza viveu num tempo de verdades inteiras , Deco...eu peguei a rabeira desse tempo!!BJ!!

    ResponderExcluir
  14. Com as suas idéias podemos fazer uma revolução, a revolução dos sentimentos puros e mils. Porque não? Continue escrevendo que continuarei acreditando que existem sim, pessoas que podem mudar este Mundo.
    Se cuida.

    ResponderExcluir
  15. Etâ tb ando down com este mundinho cinza afe beijocas

    ResponderExcluir
  16. Xu,
    Tô contigo e não abro!!!
    Você merece muito mais!! Isso ainda é muito pouco para te homenagear...
    Depois da festa, casa em ordem novamente. Só uma ressaca básica me acompanha. Mas faz parte!! Muita champagne...
    Bem, vim aqui te avisar que já tem post novo no Decifra-me, baseado em alguns homens que passaram por lá. Conto com a tua opinião sobre o assunto, tá?
    Lindo findi procê!!
    Beijo no coração...

    ?Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.?

    ResponderExcluir
  17. A verdade é que somos imediatistas, queremos o prazer fácil, mesmo que não seja inteiro...até porque da menos trabalho. Esquecemos de fazer o que vc fez...ver lá na frente o vazio que esse prazer dará..."ele" é fácil e por isso mesmo com o tempo essa conquista fica sem graça e quer se partir pra outros prazeres, e assim vamos...quando vemos estamos cheios de facilidades e não aprendemos a lutar pelo difícil, mas é o "dificil" que preenche...é "ele" que faz tudo valer a pena...lutar por conquistar...por ser conquistada...e principalmente lutar por manter o que se conquistou...não é fácil, mas o prazer que se tem com isso...não tem preço...Beijos

    ResponderExcluir
  18. Essa paranóia em que vivemos realmente enche muitos consultórios amigo, sei bem disso.

    Obrigada por deixar seu recado lá no blog, vale pontos smepre :)
    Volte sempre e vou te linkar :)
    Vc tá no BR???

    ResponderExcluir
  19. Tudo verdade, infelizmente. Mas com pessoas como você, que usam a linguagem humana neste veículo de tecnologia, a essência da vida tem mais chances de tudo permear e então respingar até onde antes já não chegava. Excelente artigo! Beijo :)

    ResponderExcluir
  20. E viva o amor! Tenha um otimo finde! bjs

    ResponderExcluir
  21. Viva a evolução...
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. adorei seu blogger, e vou voltar sempre entra láq no meu, nao sou tão expressiva com as palavras como você, mas vc me enche de inspiração
    www.imylena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. e quem disse q tem q estar na moda?
    se ser carete é o que te faz feliz...bora ser careta então!
    amei o texto!!
    bjoO

    ResponderExcluir
  24. oi fiiiiii, adorei vc ter me respondido eu queria muito linkar vc e a brena no meu blog mas até hoje não descobri como fazer isso sinto que podemos ser grandes amigos se vc deixar
    beijão e não deixa de me visitar tá
    ah, eu espero que vc não se importe mas roubei umas imagens suas nao fique bravo comigo tá é que eram muito lindas

    ResponderExcluir
  25. Quem me dera ao menos uma vez,
    acreditar por um instante em tudo
    que existe...acreditar que o
    mundo é perfeito, e que todas as
    pessoas são felizes...
    Mas esse é o nosso mundo...
    Um mundo de faz de conta. Parece
    que nada mais é verdadeiro.
    Todo mundo fazendo de conta o tempo inteiro. Vivendo de verdade, mesmo, como você? São poucos.


    Parabéns pelo texto Deco!
    Admiro muito você.


    Abraçosss


    Sônia

    ResponderExcluir
  26. Xuxú lindo,
    Passando pra desejar uma semana linda, cheia de amor, saúde e realizações.
    Ah! Já assistiu ao filme ?Volver?, do Almodóvar? Então passa lá em casa... Terás um motivo a mais para ir ao cinema.
    Beijo no coração...

    ?Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.?

    ResponderExcluir
  27. Tempos tristes e vazios.. mas eu insisto em remar contra a maré.

    Se me chamam de careta, dou um sorriso enorme como resposta porque, na minha concepção, sei que sou feliz sendo de mim mesma e não de qualquer um em uma noite qualquer.

    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  28. am..só pra não perder o costume, beijos

    ResponderExcluir
  29. Olá Deco:
    Escreves muito bem, e parabéns por isso.! Curisamente, nos dias de hoje também os livros se transformaram em blogs, perderam-se alguns valores mas a sua esência perdura.

    ResponderExcluir
  30. Xuxuzinho,
    Vim te desejar um maravilhoso final de semana, com muito prazer e desejo.
    Atualizei o Decifra-me. Vem conferir!! Tem post caliente!
    Beijo no coração...

    ?Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.?

    ResponderExcluir
  31. OI DECO

    AQUI É A ÉLLY, FÃ DA FERNANDA

    PARABÉNS PELO BLOG

    VC ESCREVE BEM.

    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  32. Dá um pulinho lá no meu sítio ( virtual, que fique claro para tuas leitoras )...Quero tua opinião.BJ!

    ResponderExcluir
  33. to com saudade dos teus posts, adoro seu espaço beijão!!!

    ResponderExcluir
  34. Xu,
    Semana começando, calor chegando (aqui tá insuportável!), energias recarregadas depois do final de semana.
    Passei pra te deixar dias maravilhosos, cheio de coisas boas.
    Tem post novo no Decifra-me sobre mulheres ?maduras?. Passa lá!
    Beijo no coração...

    ?Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.?

    ResponderExcluir
  35. Ah, eu penso tanto nisso q até canso... Uma coisa é certa... não sou a última, neh?

    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Adoro vir aqui pq vc escreve bem e sempre escreve coisas que nos fazem pensar...
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  37. Eeeeita!! Arrasou como sempre!!!!
    Vc me faz parar e pensar muuuitooo!
    Lindo!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  38. Oi Deco,
    Bem atrasei, eu sei, mas não poderia deixar de agradecer as palavras e concordar contigo! ;)
    Estive ausente do *TM* porque a velocidade da vida assim quis, mas aos poucos retomo a *rotina virtual*.
    Teu espaço é muito bacana, super criativo e o texto ótimo.
    Ah, adoro Cazuza! ;)
    Volte ao *TM* sempre que quiser, ok! Será super bem vindo!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  39. Cadê o post novo, Xu???
    Vim aqui te desejar um final de semana repleto de coisas boas. Saúde, amor e paz!
    Atualizei o Decifra-me. Hoje o post é sobre mim, precisamente sobre a minha história. Passa lá pra conferir!
    Beijo no coração...

    ?Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.?

    ResponderExcluir
  40. você arrasou nas palavras!!! concordo com tudo o que vc escreveu!!!
    eu não faço e nem quero fazer parte de mundo "moderninho", eu acho podre, um lixo!
    enfim, me senti na obrigação de linkar seu blog ao meu...
    beijos

    ResponderExcluir
  41. Nossa Deco, esse seu texto (muito bonito) tem uma palavra que ficou permanente em tudo que voce escreveu: "Castracao sentimental"... que bela definicao para tudo isso que esta acontecendo.
    Um beijo
    MARY

    PS: Ainda sinto saudades de abrir uma carta, com selo... em vez de um email no internet.

    ResponderExcluir