sexta-feira, dezembro 22, 2006

O AMANHÃ NÃO SE SABE



Quem freqüenta este espaço há algum tempo conhece bem minha ojeriza por datas comerciais, que obviamente, mega-inclui o Natal. Acho essa época apelativa, um tanto capitalista e pouco, muito pouco sincera. Se você gosta, se você conta os dias, se você acha lindo, tudo bem. Cada um é cada um, não é assim que funciona a democracia? Então vai lá encontrar a família, brindar, compartilhar a mesa e comemorar, mas faça-me um favor, não sorria amarelo pra ninguém. Não sorria para agradar, para parecer feliz, para fazer de conta. Esse sorriso falso e coletivo foi uma das coisas que mais me afastou da noite do bom velhinho. Além disso, não gosto da obrigação de ter que ir. Ir e sorrir. Ir e fingir. Ir e se fazer de feliz, de querido, de bonzinho só para agradar e manter o clima de harmonia familiar. Vocês sabem... Fachadas não são mesmo o meu forte, tão menos ter que abraçar e felicitar pessoas que não participam da minha vida, que não me curtem, que não torcem por mim, enfim, pessoas das quais eu não faço a mínima questão. Talvez por isso e também pela desigualdade tatuada, pelos velhos abandonados nos asilos, pelas muitas crianças, adolescentes e jovens sem a menor oportunidade, pelos pais de família desempregados, que se frustram por não conseguir oferecer às suas famílias às mínimas condições de vida e por todos, sem distinção, que nada têm nessa noite de fartura e desperdício em nossas mesas, vejo o Natal, sem a menor culpa, como um dia qualquer.

E se o Natal chega de um lado, meu telefone toca (pela centésima vez em dois dias) de outro... Adivinhem quem é? É mais uma pessoa querendo saber qual é a boa do reveillon. É mais uma pessoa querendo ir para os mesmos lugares... Rio, Salvador, Escarpas, Maresias, Floripa... É mais uma pessoa querendo encontrar as mesmas pessoas de sempre, nos mesmos lugares de sempre, com a mesma hipocrisia de sempre. É mais uma pessoa perdida de si, fadada por essa sociedade estúpida, a caçar um reveillon de cinema... Na praia, na ilha da fantasia, com pulseirinha colorida no pulso, muita champagne importada e gente que não sorri. É mais uma pessoa, apenas mais uma pessoa cavando mais uma oportunidade vazia para se divertir por divertir, beijar por beijar e se incluir, se igualar, se repetir na cena que tantas e tantas vezes eu já assisti.

Para todos os que me ligaram e para os que ainda vão ligar, deixo a resposta: Vou passar em casa, isso mesmo, não se assuste nem me chame de louco. Vou passar em casa, com meia dúzia de pessoas queridas, tomando minha vodka favorita. Vou passar na tranqüila, na paz e sem filas ou gente suada me esbarrando. Vou passar sem brigas, sem trânsito e sem ter que assistir o povo pastilhado transando no banheiro. Vou passar desligado, completamente livre e desalienado de qualquer protocolo. Não estou preocupado com qual lugar estará mais concorrido ou mais cheio ou mais fino... Perdi o engajo para ser descolado e o jogo de cintura e a paciência para me envolver em coisas que não fazem minha cabeça. Perdi e ganhei. A certeza de ser feliz do meu jeito, a certeza de me divertir sem precisar me sujeitar a situações irritantes. Sem precisar interagir com pessoas que não tem absolutamente nada a ver comigo. Sem precisar ver o dia nascer em meio a máscaras se desfigurando e concluir ao final de tudo, depois de juras e juros, que meu ano começou sem graça, sem sentimento e sem valor.

Então, entre um natal comercial e a verdadeira maratona por um reveillon mais vip, fico com meu desejo, que é bem simples... Sejamos mais, ora! Mais poesia, mais emoção, mais humanos, mais coração. Mais trabalhadores, mais fortes, mais competentes, mais honestos... Mais sábios, mais inteligentes, mais doces, mais conscientes... Mais amáveis, mais compreensivos, mais amigos... Mais generosos, mais sinceros, mais sensíveis... Mais verdadeiros, mais companheiros, mais felizes... Mais amor.

Fiquem com a paz e a luz de Deus e se cuidem.
Ano que vem tem mais...
Beijos mil,
Deco.

44 comentários:

  1. Ai De...esse é nosso único ponto incomum, não concordo com vc! Eu amo Natal...amo Reveillon, Páscoa, dia disso, daquilo...acho que essas coisas são boas demais justamente pra dar uma descontraída nas dificuldades naturais que a vida tem. É tempo de ser feliz, de curtir cada data especial sim! Infelizmente, vc curtir o Natal ou não, não vai mudar o mundo...então prefiro optar pelo positivo, curtir sim, estar feliz, com o astral lá nas alturas pela época deliciosa de fim de ano. E tbm, ajudar no que está ao meu alcance. Enfim..uma pena vc não estar nessa sintonia comigo, mas não desisto, um dia ainda te convenço e vamos comemorar muitoooooo essas datas lindas e tão especiais. Não deixe nada ser tão negativo assim pra vc, transforme as coisas! Um ótimo Natal anjo, um beijo enorme.

    ResponderExcluir
  2. tem toda razão, meu caro.. tenho certeza que seu natal vai ser incrível!!

    que 2007 seja ótimo!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm vou passar o ano novo na minha casa! Entre inúmeros convites, também escolhi passar ao lado dos meus pais, irmãos, cunhados e cachorros q tanto amo e que não tenho a menor dúvida de que sou plenamente correspondida! Se a paz deve predominar SEMPRE, em que lugar eu deveria virar o ano a não ser na minha própria casa?

    Feliz 2007!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Deco!
    Este teu texto é das coisas mais brilhantes e realistas de que eu alguma vez li. O nosso materialismo afoga-nos em nadas para nos esquecermos dos tudos...
    Obrigado, muito obrigado!
    Não nos deixes esquecer essas palavras para que as possamos, um dia, quem sabe, pô-las em prática.
    Ajuda-nos a fazer por isso.
    Um grande abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  5. Sábias ,duras,porem verdadeiras palavras,DECO.
    O importante vc conseguiu passar muito bem. Acreditando ou não no Natal ,ou qdo quer que seja,sejamos sempre HONESTOS em nossas emoções.
    É um belo caminho para transformar o mundo e nossas próprias vidas em algo bem melhor.
    FELIZ NATAL !!!

    ( sem o amarelo nos dentes,hehehe )

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua msg de Natal lá no blog Deco...Obrigada!!!

    Realmente o povo esquece do real significado desta data.

    Qe vc tenha um Natal abençoado!!!

    ResponderExcluir
  7. Deco....

    Sorrisão pra vc...e nem é amarelo...pq não teria razão de seorriso então...penso assim....
    Tb vou ficar em casa....não gosto dessa superprodução que fazem...
    Que seu Natal seja de paz.....
    Bjs...

    ResponderExcluir
  8. Sejamos mais sim, Deco! Obrigada por ir dizer assim lá em casa e aqui me trazer para ler este texto maravilhoso e verdadeiro. Sinto de forma muito parecida com o que descreves aqui, a diferença, talvez, resida no fato de que já há alguns anos tenho estado mais "na minha" então me afastei de um estado que me angustiava mesmo. Feliz Natal é como a gente a credita que seja, e te desejo amor, luz e paz, junto de quem amas.
    Beijinhos mil

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Olá Deco, venho agradecer a linda mens k deixaste no meu blog! Sejamos mais, sim!!!
    Tudo isso k disseste, sem excepção... mas sejamos muito mais AMOR!!!
    Um Amor, puro e honesto, sincero, amigo, verdadeiro! Que este espírito natalício ilumine os corações dos mais pobres de espírito e k lhes abram as "janelas" para a vida! K vejam o verdadeiro sentido da palavra Amor... k tantas e tantas vezes escrevo sobre ele, o amor verdadeiro, o amor de alma, nos meus poemas!!!
    K DEUS te proteja!
    E um Feliz Natal!!!
    Bjos e volta sempre!!!

    ResponderExcluir
  11. Deco, boa tarde.
    Obrigada por suas belas palavras lá no bloguinho.
    Deve ser por essas coisas que você citou que muita gente fica tão triste nesta época do ano.
    De qualquer forma, FELIZ NATAL, junto com as pessoas a quem você ama.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Feliz Natal e Um ANO Novo repleto de paz, saúde, felicidades...

    Seu blog ja está entre os meus favoritos... Assim que ele normalizar eu colocarei um link no meu, ok?

    Bjokas!

    Feliz 2007!

    ResponderExcluir
  13. Falou e disse, Deco! Penso quase 100% igual a você. Acho que a única diferença é que, nao sei porque cargas d'água, adoro trocar presentes e é nessa época que os outros costumam fazer isso. Se dependesse de mim, pelo menos uma vez por mês, o pessoal se reuniria para fazê-lo ... rs (haja vista que todo mundo sabe que 25 de dezembro não tem nada a ver com o nascimento de Jesus mesmo ...). Grande abraço! (Ah, qdo falo em presentes não quero dizer necessariamente do tipo que se troca no Natal)

    ResponderExcluir
  14. Feliz Natal Deco, que em 2007 vc continue escrendo seus textos profundos e cheios de emoção.
    bjao!

    ResponderExcluir
  15. Muito bem, Deco...Você tem os atributos essenciais para ser e fazer quem está com você feliz: Coragem para ser você mesmo,nehuma hipocrisia,verdadeiro,certamente leal..Gostei de ver..Apareça!

    ResponderExcluir
  16. Deco, eu concordo com todas as vogais e consoantes que existem nas suas palavras. Eu faço exatamente o mesmo e sou feliz assim. Muita paz, luz, sempre!

    ResponderExcluir
  17. Adoro a sinceridade e emoção dos seus textos. Meu ano novo será em casa, gostaria de estar namorando para ficar agarradinha e beijar gostoso a meia noite, porém como não estou namorando tentarei curtir assim mesmo...
    Amigo, Que Papai do Céu o lançe sobre você muito amor, luz e paz em seu coração. Eu te desejo que em 2007 seja o seu ano, de muito sucesso e realizações.
    Um beijo grande com muito carinho.
    Te adoro

    ResponderExcluir
  18. Eu vejo o Natal como uma época meio mágica; especial. Passei o dia 24 com minha família, bem tranquilinha - dia 31, o programa será o mesmo. Beijos e Feliz Ano-Bebê!

    ResponderExcluir
  19. *hahahahahahahahahahahahahahahahaha*
    Meu Natal foi igual!
    Trocando a vodka por um suco a base de soja! :D
    Cara, tenho uma preguiça enorme dessa época. Se somos pessoas de bom coração, somos sempre. Não é uma data que vai me contagiar e me fazer sair comprando como se não houvesse o amanhã, abraçando pessoas que não me identifico... sei lá...
    É uma data bonita? Sim, é sim, mas quando vivida e realizada dentro de suas proporções.
    Gosto mais da energia do ano novo.
    E é o que desejo a você e sua família: saúde, paz, alegrias e realizações.
    Feliz vida Tooooooooooda!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Acho a autenticidade e coerência uma das qualidades fundamentais no ser humano. Você as tem, e a prova é a tua forma de viver apesar de você ser uma pessoa que "sente", e talvez por isso mesmo vc hoje tenha essa visão do Natal. Mas, essas épocas somos nós quem fazemos...Então nós temos mais é que viver o Natal diariamente! Falta talvez mais pessoas como vc que nos lembre disso sem receios, sem hipocrisias...Valeu Deco, para mim a passagem do ano serve para avaliar o que fiz de bom e no que farei pra melhorar, esse ponto que vc tocou será um dos que procurarei fazer..." que o verdadeiro espírito de natal seja vivido todo dia"...Desejo que passe o fim do ano da forma que mais lhe faça bem, pois é isso o que realmente importa!!!Beijos, Inez

    ResponderExcluir
  21. Deco, acho que atualmente o que nos importa menos é o espírito natalino... Eu pelo menos nem o senti perto de mim este ano!!!!
    :)

    ResponderExcluir
  22. Justamente pela falsidade de Natal(que infelizmente acontece dentro da minha própria casa), arrumei minha malinha e fui passar o Natal com quem gosta de mim. Agora vou pensar no ano novo.

    Bjosss e fica com Deus

    ResponderExcluir
  23. Ao ler esse texto,percebi que não sou sem graça e mto menos mal humorada,apenas fiz o que meu coração achou q devia.As pessoas acham Natal lindo e maravilhoso e eu não acho nem um pouco,ainda mais que nesse ano perdi meu pai e sinceramente,Papai Noel não existe msm.Adorei seu texto,no Reveillon tb ficarei em casa,por opção minha mesmo.Adorei,adorei e adorei...Sempre voltarei para ler seus textos...Bjos no coração...

    ResponderExcluir
  24. Oi Deco, vim te conhecer e adorei teu blog... desejo um 2007 cheio de coisas boas... bjo grande meu... apareça...
    ;)

    ResponderExcluir
  25. a maioria das pessoas conhece essa sabedoria no fim da trilha, acho muito bonito você compartilhar conosco ela :)
    a propósito, perfume de mulher também é um dos meus filmes favoritos. :D
    beijão.

    ResponderExcluir
  26. Um Ano realmente novo para todos nós, Deco! Sorte , alegria, saúde e fé..Bj!

    ResponderExcluir
  27. É a primeira vez que passo por aqui e achei interessante.

    Meu nome é Alexandra Caracol e sou escritora.

    Convido a visitar meu blogue que tem imensos textos didácticos sobre educação de crianças e adolescentes entre outros temas.

    Vários dos textos integrantes dos livros que já editei estão expostos no meu blogue

    http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/

    Poderá ainda ver textos da vida real com situações de abusos e violência tal como em

    http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/5355.html

    Mais testemunhos da vida real estão prestes a serem colocados neste blogue por pessoas que foram vítimas e que não se importam de ?dar a cara? falando acerca do sofrimento por que passaram. Cabe a nós gritar contra estas situações que proporcionam sofrimento naqueles que são ou foram vítimas de abusos.

    Como presente de Ano Novo poderá ver um pequeno vídeo em que a minha filha de 8 anos dá um pequeno recital tocando violino no post com o título de "O poder da música" em

    http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/13400.html

    Bom Ano Novo

    Alexandra Caracol

    ResponderExcluir
  28. Estou de volta!!! Com energia total.
    Passei pra te desejar um ótimo 2007, cheio de paz, amor e saúde e avisar que tem post novo lá em casa.
    Te espero com saudades!!!
    Beijo no coração...

    ?Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.?

    ResponderExcluir
  29. Ei Deco...
    Feliz ano novo. Que a entrada de 2007 renove suas esperanças, que não te falte força pra lutar por seus sonhos... muitas realizações, paz e saúde.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Uhuuuuuuu... eu não sou a única pessoa considerada doida no mundo!
    O meu texto de reveillon parece com o seu!
    Bom, feliz todos os dias pra vc!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  31. Uiii...primeira vez por aqui e vc já me deixa assim,sem fôlego?!só et digo uma coisa:repensei meu ano novo e vi certas verdades que vc expôs no seu texto.Obrigada pela reflexão, muito bem vinda!

    Que seu 2007 seja repleto de palavras e idéias fabulosas como essas!

    Beijo Ná Carvalho

    ResponderExcluir
  32. Que bizarro... quem é você...?
    É difícil ler algo que resoe...
    e de repente vem você...
    e tudo que diz...
    bate!
    Que coisa irritante !!!
    Irritante e bom ao mesmo tempo...
    Bom: porque resoa...
    e resoar é delicioso, faz a gente sentir vivo.
    Irritante: porque me sentia muito confortável
    na exclusividade da minha estranheza.

    Enfim... não me sinto mais tão exclusiva
    mas me sinto mais viva.
    Como o saldo é sem dúvida positivo...
    vou continuar vindo aqui.

    BOM ANO,

    Karin

    ResponderExcluir
  33. Deco,
    Concordo com vc...forjar alegria não é muito a minha praia tb! Espero que 2007 venha com muitas realizações, muita verdade e alegrias, pq nós merecemos!
    Beijos!!!
    Aninha

    ResponderExcluir
  34. Primeiro, venho agradecer as belas e tão simples palavras de fim-de-ano.

    Um texto sua cara.Mas nessa época do ano, acho que nem todos pensão como você.Inclusive eu, que adoro trocar presentes no natal.E apesar de tentar ver o mundo de "cara limpa", sou bem capitalista e adoro estar incluída.
    Parabéns por ser tão crítico e intenso.

    ResponderExcluir
  35. Mais uma semana se inicia e com ela, a esperança de coisas boas, desejos realizados e conquistas alcançadas.
    É o que vim desejar procê!!
    E dizer que tem post novo lá em casa. Te espero!
    Beijo no coração...

    ?Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.?

    ResponderExcluir
  36. Deco, por mais tempo que eu passe sem dar uma bisbilhotada no seu blog, sempre me surpreendo com o tema descrito. Vc é simplesmente fantástico com as palavras. Consegue traduzir a rotina numa naturalidade incomum. Tantos tentam e não conseguem, mas com vc flui como se fosse muito fácil, e não é! Parabéns mais uma vez e, de vez em quando, dê uma passada no meu novo Blog! Felicidades!

    ResponderExcluir
  37. Sejamos mais abertos a reflexões como esta que você propõe.
    Adorei aqui.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  38. Passando pra deixar o meu carinho e o desejo de um final de semana grandioso, cheio de coisas boas, muito amor e muito beijo na boca.
    Quer inspiração? Passa lá em casa...
    Beijo no coração...

    ?Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.?

    ResponderExcluir
  39. Deco!!! Primeiro, desculpa meu sumiço! Ontem que comecei a voltar aos poucos a visitar esses blogs que eu amo.
    Pois bem...eu sempre pensei isso tudo que vc falou, mas a gente nunca fala demais pra não parecer chata. O pior sabe oq é? Aquela merda da noite de reveillon que vc tem 2 dias pra fazer O MELHOR PROGRAMA do mundo, gastar rios de dinheiro por causa de uma noite que nada mais é do que uma noite como outra qualquer e que a minha vida nunca mudou se eu passei de preto, de branco, sem roupa ou o que seja. O-D-E-I-O.
    E a agonia não termina: "onde vc passou o reveillon?" nos dias seguintes. Dá vontade de reponder: na casa do capeta!
    E agora começa a fase "onde vc vai passar o carnaval?" E só pra completar meu comentário mal humorado... vou passar o carnaval na casa do capeta também.
    ODEIO!
    Tem jeito de colocar a letra maior???
    Beijos... desculpa pelo mau humor reinante! hahahaa Mas é que esse assunto realmente me irrita!!!

    ResponderExcluir
  40. Xu,
    Tô vindo aqui pra deixar um carinho bem gostoso e avisar que atualizei.
    Ah! O Decifra-me tá concorrendo ao Blog do Trimestre no Blog News. !! Se você achar que eu mereço, é claro!!
    Uma ótima semana, cheia de energias positivas.
    Beijo no coração...

    ?Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.?

    ResponderExcluir
  41. Atualizar nem pensar, né?
    Passando aqui pra te desejar um final de semana lindo, repleto de amor, paixão, desejo e sedução. Precisa algo mais??
    Tem coisa nova no Decifra-me também. Vem comigo?
    Beijo no coração...

    ?Decifra-me... ou devoro-te... Arrisque-se se for capaz.?

    ResponderExcluir
  42. Cadê vc oH! rapaz? Desistiu-nos??

    ResponderExcluir
  43. Deco,
    A coisa mais importante da vida, e sermos nos mesmos.
    E na simplicidade dos momentos, eh que esta a verdadeira magia da vida.
    Muito bonito o que vc escreveu.
    Beijos
    MARY

    ResponderExcluir
  44. Rapaz, vim parar aqui porque minha amiga sueli disse que iria gostar, principalmente deste teu texto sobre o natal. concordo com quase tudo que vc disse, mas mesmo assim assino em baixo.
    ah, tô linkando vc no meu.
    abraços.

    ResponderExcluir